CIDADE NOVA II

 


Tipificado como residencial, possui uma área de 149.615,81 m² dividida em 16 quadras, parceladas em 290 lotes mistos - residenciais e comerciais (48,56%), áreas verdes (10,74%), áreas institucionais (5,0%) e sistema viário (24,48%). As vias principais são a Av. Belo Horizonte, a Av. Dr. Sebastião Naves de Resende Filho, a Av. Dr. Osvaldo Pieruccetti e a Av. João Rodrigues da Cunha.

 As vias locais possuem leito carroçável com largura de 9,00 m e calçadas com largura de 2,50 m de cada lado. O prolongamento da Avenida Belo Horizonte possui leito carroçável com largura de 12,00 m e calçadas com 3,00 m de largura de cada lado. O prolongamento da Avenida Osvaldo Pieruccetti possui leito carroçável em duas pistas com largura de 9,00 m cada, canteiro central de 6,00 m de largura que acomodará uma ciclovia bidirecional e calçadas com largura de 3,00 m de cada lado.

O prolongamento da Av. Dr. Sebastião Naves de Resende Filho, que vem do Bairro Interlagos, possui leito carroçável em duas pistas com largura de 8,50 m, canteiro central com largura de 7,00 m e calçadas com largura de 3,00 m de cada lado, fazendo interseção com a Av. João Rodrigues da Cunha, que já é uma via existente do município e que passou por uma duplicação, incluindo uma ciclofaixa no centro da via por iniciativa da Administração Pública.

A Avenida Belo Horizonte, nesse trecho, sofre um deslocamento da projeção que vem do Loteamento Granville e do Cidade Nova, em virtude de novas exigências legais das larguras das ruas locais (Lei 207/2023) e também para acomodar as quadras de lotes com 40,00 m de largura.

A Área Verde 2 da Quadra 6 faz a ampliação da Área Verde do Portal do Cerrado III, que faz a integração entre os dois loteamentos. A Área Verde 1 da Quadra 1 é uma área que faz parte da Reserva Legal da gleba de origem e que será preservada e regenerada por fazer parte do Bioma Cerrado, bem como ampliará a Área Verde do Portal do Cerrado III, que confronta com o Loteamento Granville, a Praça da Paz. A Área Verde 3 da Quadra 12 é em formato de rotatória e será o ponto de ligação entre os loteamentos do entorno.

Inicialmente, este loteamento pertencia ao Bairro Ouro Verde, porém com a promulgação da Lei Complementar nº 215/2023, passou a se denominar Bairro Brejo Alegre e, após alteração pela Lei Complementar nº 231/2024, passa a se denominar Bairro Cidade Nova [1].

Para baixar o Projeto, clica em: Folha 1, Folha 2, Folha 3, Folha 4, Folha 5, Folha 6



[1] A palavra cidade, neste contexto, vem do latim “civitate”, noção próxima de “civitas” no sentido de comunidade. Novo(a) vem do latim “novus”, recente, novidade. Cidade Nova: Comunidade Recente. Fonte: https://www.dicionariolatino.com/.


Comentários