O lugar geográfico de pertencimento

 

 

A delimitação desse lugar geográfico, no contexto aqui descrito, será feita para os loteamentos Portal do Cerrado III, Portal dos Ipês I e II, Granville I e II, Cidade Nova I e II, conforme mostra a seguinte linha do tempo:


Todos esses loteamentos foram concebidos pelo arquiteto e urbanista Alessandre Humberto de Campos, CAU nº A-42451-0, sendo que a linha do tempo descreve a época de início de concepção dos projetos.

O lugar geográfico pode ser uma cidade, um bairro, uma região ou até mesmo um país, onde as pessoas se sentem em casa. A familiaridade com o ambiente natural e a arquitetura local, como as ruas, os edifícios ou os parques, pode influenciar esse senso de pertencimento.

Mesmo com a interligação entre todos esses loteamentos, dentro de seu espaço geográfico, o vínculo das pessoas com cada um deles é ímpar e ativa o senso de comunidade pelas conexões desenvolvidas entre os indivíduos com o meio natural, com o meio antrópico e com o desenvolvimento de tradições e práticas culturais diversas.

Cada um desses loteamentos, concebidos pelo arquiteto e urbanista Alessandre Campos, além de serem imutáveis em sua geometria física, exceto por um evento cataclísmico, são totalmente flexíveis nas suas relações físico-espaciais, nas suas interações tridimensionais no decorrer do tempo. A dinâmica cultural de cada morador estabelecerá o conjunto arquitetônico de cada esquina, de cada rua e de cada um desses bairros, construindo a cada tempo o seu genius loci, ou seja, o espírito do lugar, sua essência, não apenas como espaços funcionais, mas também como significativos e inspiradores.

A seguir, se faz a descrição física de cada um desses loteamentos, pois é impossível descrever a relação desse lugar geográfico com o lugar de pertencimento que será criado pelo dinamismo urbano e pelas interações culturais ao longo do tempo.


Comentários